Rede 8 de Março

Agir, intervir, pensar, criar, desconstruir, juntar, transformar – Feminismo

Manifesto | 25 Nov 2013

Fim-de-semana de acção pelo fim das violências contra as mulheres | 23-24 Nov 2013

QUEREMOS VER-NOS LIVRES

QUEREMOS andar, trabalhar, festejar, manifestarmo-nos livremente, ocupando todos os espaços, sejam públicos ou privados, sem ter de suportar opressões ou violências de qualquer tipo. Chega de assédio!

RECUSAMOS que a nossa identidade seja ditada pelos padrões impostos pela publicidade e por uma cultura dominante, baseada em estereótipos e na exploração da imagem do corpo da mulher. Não queremos ser perfeitas!

RECLAMAMOS respeito em nossa casa e nas nossas relações de intimidade. Rejeitamos uma vida regida pelo medo e pela violência que tantas vítimas provoca todos os anos. O machismo mata!

EXIGIMOS liberdade em todas as nossas escolhas. Queremos amar como e quem quisermos e definirmo-nos como quisermos, sem precisar do consentimento de ninguém, seja o Estado ou a sociedade em geral. Desconstruímos o género e transformamo-lo. A minha identidade pertence-me!

DECIDIMOS que o trabalho doméstico é trabalho e que as tarefas do dia-a-dia devem ser partilhadas sem hierarquias nem obrigações, definidas pela moral sexista que aprisiona as mulheres na condição de domésticas. A divisão sexual do trabalho já era!

LUTAMOS contra a exploração e a precariedade. A crise e a austeridade não podem ser usadas como desculpas para roubar direitos e acentuar discriminações e preconceitos. Tal como todas as outras, as mulheres imigrantes devem ser cidadãs de pleno direito.
É preciso erradicar o tráfico de seres humanos e devolver a sua dignidade às mulheres trabalhadoras do sexo, com reconhecimento e direitos laborais.
Somos trabalhadoras e não mercadoria!

QUEREMOS VER-NOS LIVRES de todas as violências e opressões. Porque queremos, recusamos, reclamamos, exigimos, decidimos e lutamos, a liberdade tem de ser a nossa condição.

Nas ruas, as nossas vozes serão muitas: queremos ver-nos livres!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 14 other followers

%d bloggers like this: