Rede 8 de Março

Agir, intervir, pensar, criar, desconstruir, juntar, transformar – Feminismo

8 Fev | Concentração de Solidariedade com as Mulheres do Estado Espanhol

No dia 1 de Fevereiro manifestámo-nos em solidariedade com as mulheres do Estado espanhol, contra a Lei Gallardón! Subimos a Avenida reclamando liberdade e exigimos o direito ao aborto legal e seguro em frente à Embaixada de Espanha.

DSC_0435

A Lei Gallardón não poderá passar e por isso dia 8 de Fevereiro voltamos às ruas em Lisboa, Porto e Coimbra, porque não aceitamos um tal retrocesso nos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres no Estado espanhol e em nenhum outro país. A nossa luta é internacional. Ver evento no Facebook aqui.

Imprimer

Dia 8 de Fevereiro fazemos apelo a uma grande concentração junto à Embaixada de Espanha (Rua do Salitre, nº1, Lisboa), pelas 15h. Apelamos também a que nesse dia, noutras cidades portuguesas, os protestos solidários saiam à rua. Depois da manifestação de dia 1 de Fevereiro, demonstramos mais uma vez o nosso apoio a esta causa de todas/os nós!

Vestimos lilás (roxo) e gritamos bem alto que não aceitamos retrocessos nos direitos sexuais e reprodutivos (DSR), nem o regresso ao passado do aborto em condições precárias em Espanha. O corpo das mulheres não é propriedade de ninguém! Exigimos respeito pelos direitos das mulheres porque são direitos humanos.

Mobilizamo-nos contra a frente conservadora que avança na Europa, e que se apoia em políticas conservadoras para dar forma a um retrocesso civilizacional inadmissível.

A igualdade e a liberdade são valores basilares da democracia. Não são negociáveis! Os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres também não! As mulheres têm direito a escolherem a vida que querem para si e para os seus. O direito ao aborto legal e seguro é um direito a uma escolha em consciência!
Não aceitamos “referendos” tirados da cartola, nem a violação institucional do direito à igualdade.

Solidariedade com as mulheres do Estado Espanhol – Não à lei Gallardón!

Com as mulheres e feministas do Estado Espanhol, aborto legal para as mulheres de todo o mundo!

Porto – Concentração frente ao Consulado de Espanha, Rua D. João IV, 341
Coimbra – Encontro na Ponte Santa Clara

Esta iniciativa parte de um conjunto de cidadãos e cidadãs independentes e das associações e colectivos: APF – Associação para o Planeamento Familiar, Associação ComuniDária, Associação Clube Safo, Associação ILGA Portugal, ALCC – Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, APMJ – Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, Casa do Brasil de Lisboa, MMM – Marcha Mundial de Mulheres Portugal, Panteras Rosa, PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, Não te Prives, Rede 8 de Março, Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, SOS Racismo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on February 5, 2014 by in eventos.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 14 other followers

%d bloggers like this: